quarta-feira, 11 de julho de 2007

Junho

*30 Junho, Lisboa, Portugal - no bairro da Boavista, em Lisboa, um grupo de pessoas passou a correr em frente à esquadra da PSP e lançou contra a porta uma garrafa de água de litro e meio cheia de ácido muriático e selada com folha de prata. A garrafa rebentou, e um agente que se encontrava no interior ficou com um dos tímpanos furados devido ao estrondo.
fonte: correio da manhã

*28 Junho, EUA - o BMW de um conhecido vivissector da UCLA foi incendiado. Um garrafão de gasolina foi colocado debaixo do carro e depois ateado.
fonte: Bite back

*23 Junho, Argentina - a sede do partido PRO foi atacada com 2 cocktails molotov, provocando danos na fachada do edifício.
fonte: conflicto social

*22 Junho, Argentina - passageiros queimam vagões e confrontam a polícia.
Passageiros indignados pelo cancelamento de um serviço na estação Temperley pegaram fogo a 3 vagões. Os bombeiros vieram e apagaram o fogo. De seguida a polícia interviu e um poícia ficou ferido porque levou com uma pedrada na cabeça.
fonte: conflicto social

* 21 Junho, Atenas, Grécia - atacados 4 bancos.
Cerca de 20 jovens encapuçados e munidos de martelos e barras de ferro danificaram 4 bancos e um automóvel do governo enquanto as lojas ainda estavam abertas, no centro de Atenas. Os bancos foram um Citybank e 3 Bancos da Grécia. a polícia afirma que os encapuçados lançaram flyers onde se exige a liberdade dos presos anarquistas gregos encarcelados e processados.
fonte: conflicto social

*21 Junho, La Paz, Bolívia - confrontos durante manifestanção estudantil.
Centenas de estudantes atacaram e tentaram ocupar os escritórios da Assembleia Constituinte, sendo impedidos pela polícia, resultado feridos um manifestante e um polícia. Os estudantes lançaram cocktails molotov e a polícia respondeu com gás lacrimogénio. Um polícia ficou queimado na cara e dez manifestantes foram detidos.
fonte: conflicto social

*21 Junho, Montevideo, Uruguai - cocktail molotov arremessado contra o Liceu Militar del Prado, provocando vários danos materiais.
fonte: conflicto social

*19 Junho, Combate de los Pozos, Argentina - na madrugada de 15 de Junho foi colocado um artefacto incendiário frente a um edifício do Congresso da Nação. O artefacto resultou em danos na porta de madeira do edifício. No final do comunicado dizia "Pela tormenta social".
fonte: conflicto social

*19 Junho, Madrid, Espanha - solidariedade com os desalojados do KBO. Foram partidos os vidros de um banco Banesto e de uma imobiliária, e foram copladas as fechaduras de outras 10 imobiliárias.
fonte: klinamen

*19 Junho, Montevideo, Uruguai - ataque à embaixada de França em Montevideo.

Na madrugada de domingo foi mandado um cocktail molotov a uma das portas da embaixada, e a alguns metros desse local podia ler-se uma pintada que dizia "viva as revoltas na França".

Comunicado: "Esta acção é em solidariedade com os rebeldes que foram presos por protestar contra o circo eleitoral, com todos os que participaram de uma maneira ou de outra nas revoltas. Não pedimos permissão, reapropriamo-nos com orgulho da sua luta, da nossa luta, pois vemo-nos reflectidos em cada gesto, em cada acção, que vá contra este sistema de morte, une-nos o desejo de liberdade, somos uma força vital em movimento... A revolta é contagiosa!".
fonte: conflicto social

*18 Junho, Madrid, Espanha - a entrada de mercadorias de um supermercado e uma imobiliária ficaram com as fechaduras coladas. No comunicado diz que a acção foi em solidariedade com os represaliados anti-Lou, com o companheiro Juan preso em Itália e com os últimos afectados pela repressão.
fonte: klinamen

*15 Junho, Lisboa, Portugal - caixas multibanco em várias zonas de Lisboa (Entrecampos, Alvalade e Benfica) foram sabotadas em solidariedade com os detidos durante a cimeira do G8. Os visores das caixas foram cobertos de tinta. O comunicado termina com "O capitalismo só é abstracto enquanto não reconhecemos as estruturas de que depende e impõe.".
fonte: indymedia Portugal

*14 Junho, Pisa, Itália - detidos 2 companheiros Italianos.

"Ontem foram detidos 2 dos nossos companheiros: Daniele Casalini e Francesco Gioia. Por agora temos pouquíssimos informações sobre o sucedido, o que é certo é que os Carabinieri revistaram as suas casas esta noite, comunicando aos seus pais a detenção dos seus filhos sob a acusação de ataque à propriedade. Neste momento cabe-nos mostrar todo o apoio e solidariedade a Daniel e a Francesco, seremos sempre indiferentes às lógicas da justiça, estranhos aos seus códigos, à sua ideia de inocência ou culpa. Uma vez mais o estado priva-nos da preciosa presença de 2 companheiros com os quais partilhámos o dia a dia e as numerosas lutas levadas a cabo durante estes anos. A eles mandamos um abraço enorme com o desejo de tê-los rapidamente de novo ao nosso lado. Para quem lhes quiser escrever:

Daniele Casalini e Francesco Gioia

carcere di Lucca (Via San Giorgio 108,55100 Lucca)

Anarquistas da via del cuore Pisa"
fonte: conflicto social

*14 Junho, Barcelona, Espanha - realizado o julgamento de Sérgio L. D.

Após 5 anos, e vários adiamentos, dia 6 de Junho realizou-se o julgamento contra Sérgio pelo ocorrido na Manifestação Antiglobalização de Barcelona, em Março de 2002. Foram quase 5 horas de julgamento, onde primeiro declarou Sérgio e depois os 6 polícias que o detiveram e torturaram (e que não tinham provas, apenas a sua palavra, e essa palavra parece que deu numa autêntica obra de ficção quase-científica). Nessa manhã o Banesto retirou a queixa, enquanto que o BBVA (que pede uma indemnização de 1,678 euros), o La Caixa (7, 090 euros) e o Bancaja (441 euros) as mantêm. A procuradora pede 6 anos e meio de prisão (4 anos e meio por atentado contra a autoridade e 2 anos por desordem e delito continuado de danos) e 27, 681, 34 euros de multa. Dentro de 15 a 30 dias deve cagar-se a sentença.
fonte: conflicto social

*10 Junho, Roma, Itália - milhares de manifestantes andaram pela cidade e entretanto tiveram confrontos com a polícia, no dia do encontro de George Bush com o sr. papa. A violência escalou à medida que se aproximavam da Piazza Navona. Tapados com máscaras ou capacetes, os manifestantes atiraram pedras, bombas de fumo, garrafas e tudo o que apareceu à frente contra a polícia, enquanto iam sendo vigiados também por um helicóptero. Vários polícias anti-motim ficaram feridos e 6 manifestantes foram detidos por snatch squads da polícia. um McDonald's e um banco foram também vandalizados.

[rome.taly_bush_protest_gb108.jpg]
fonte: bombs and shields

*9 Junho, Torocon, Venezuela - 230 reclusos encontram-se em greve de fome exigindo a aceleração dos seus processos.
fonte: conflicto social

*9 Junho, Grécia - 2 rapazes e 1 rapariga foram detidos e espancados pela polícia quando supostamente tentavam atacar um carro da polícia municipal num bairro do Pireo (Palaio Faliro). Os 2 rapazes encontram-se na prisão e a rapriga está a tentar dar entrada no hospital de Atenas, dado que tem alguns problemas de saúde e por causa do espancamento teve um ataque nervoso. se não conseguir, terá de ir para o hospital penitenciário de Korydallos.
fonte: conflicto social

*8 Junho, Berlim, Alemanha - vários incidentes na última noite da cimeira do G8. Várias janelas dum centro de emprego foram destruídas em Neuköln. Um banco em Pankow foi também destruído. Em Treptow um grupo de 16 pessoas pegaram fogo a 8 carros e danificaram outros 4. Um BMW em Böcklingstraße (Friedrichshain) foi incendiado por volta das 2h45, enquanto ali perto um stand da Skoda era vandalizado. Na Rudolfplatz, no mesmo quarteirão, por volta das 3h 2 BMW foram incendiados. Um Opel que se encontrava no meio deles também pegou fogo. Em Willmanndamm uma Renault Traffic foi incendiada. Um Mercedes foi incendiado num parque de estacionamento na Neuköllner. Horas antes, por volta das 9 da noite, uma manifestação de cerca de 400 pessoas foi considerada ilegal pela polícia, e quando esta se preparava para a dispersar, levou em cima com pedras e garrafas. 5 pessoas foram detidas, um polícia ficou ferido.
fonte: 325

*8 Junho, Medellin, Colômbia - cerca de 150 estudantes ocuparam a Avenida Regional. A Avenida está bloqueada com pedras e troncos de árvore. Também a Avenida Barranquilla se encontra bloqueada por manifestantes.

fonte: conflicto social

*8 Junho, Grécia - ataques incendiários coordenados em Atenas e Thessaloniki. 5 ataques separados a objectivos Alemães podem estar relacionados com a cimeira do G8 (na Alemanha). Os atacantes usaram bombas caseiras que destruiram 6 carros (Mercedes, em 2 stands diferentes), 1 caixa multibanco (numa loja Lidl), provocaram danos numa loja Miele e num escritório do instituto do emprego, durante a noite.
Um stand da Toyota também foi incendiado. Em Atenas, stands da Opel e da Mercedes foram destruídos A polícia acredita que ambos os ataques foram levados a cabo em solidariedade com a resistência contra a cimeira do G8 em Heiligendamm, na Alemanha.

[09-06-07_84318_1.gif]
fonte: 325

*7 Junho, Guipuzkoa, País Basco - foram pintadas, coladas e vandalizadas 3 imobiliárias e 1 sucursal bancária. Em vários locais da vila apareceram pintadas contra os recentes desalojos, contra o capitalismo, a especulação imobiliária, contra o início das obras do TGV e contra as detenções realizadas durante o G8.
fonte: klinamen

*7 Junho, Concépcion, Chile - 18 pessoas foram detidas durante os distúrbios que se prolongaram por mais de 6 horas nos arredores da Universidade de Concepción, durante um protesto contra algumas reformas educacionais.
fonte: conflicto social

*7 Junho, Valência, Espanha - 2 pessoas foram detidas pela suposta relação com o incêndio de 2 caixas multibanco.
fonte: conflicto social

*7 Junho, Espanha - Nuria sai em liberdade após pagamentos de fiança de 15000 euros. Nuria Portulas, anarquista de Girona, a quem aplicaram a lei antiterrorista há uns meses pela sua suposta ligação com a campanha pela libertação do anarquista Juan Sorroche (que está na prisão em Itália), saiu sob fiança. Não se sabe se já está fora ou se sairá nas próximas horas. Estava presa em Soto del Real (Madrid). Vai ter de se apresentar todos os dias no tribunal de Girona.
Uma das principais provas que a acusação apresenta é o conteúdo de uma disquete encontrada em sua causa, em que um dos ficheiros estava um em Português, com data de 2001, que contém informação sobre fabrico de cocktails molotov. Segundo o advogado de nuria, ela não sabia o conteúdo integral da disquete, dado que mais pessoas a usavam.
A Informação completa pode ser encontrada na página klinamen ou na conflicto social
fonte: conflicto social

*6 Junho, Alcalá de Henares, Espanha - a sede do PSOE voltou a ser atacada com cocktails molotov, tal como acontecera no passado mês de Março.
fonte: conflicto social

*5 Junho, Grécia - um grupo de jovens atacou as oficinas do jornal de maior tiragem da Grécia, o "Lambrakis Press", danificando a entrada principal do edifício. Partiram as janelas do edifício, sujaram de tinta vermelha as peredes e os carros estacionados ali perto. Parece que duas pessoas tiverem que tratar de uns arranhões.

*3 Junho, Atenas, Grécia - um grupo de cerca de 30 "supostos anarquistas" encapuchados atacou o Ministério da Cultura Grego com cocktails molotov, causando alduns danos menores no edifício. O ataque foi realizado um pouco antes das 10 da manhã. dois carros estacionados à porta do Ministério ficaram queimados.
fonte: conflicto social

*2 Junho, Rostock, Alemanha - um black bloc internacional de cerca de 4000 anarquistas e anti-capitalistas confrontou a polícia e atacou bancos, supermercados e outras empresas em Rostock. Mais de 400 polícias ficaram feridos, 26 em estado grave. Os anarquistas usaram foguetes, pedras, paus e alguns cocktails molotov. Jornalistas dos mass media foram também atacados e as câmeras foram-lhes destruídas. Carros foram usados para fazer barricadas e incendiados. Houve cerca de 150 detidos. Uma carrinha da polícia foi destruída e os polícias que estavam lá dentro foram feridos com pedradas e pauladas. A polícia usou canhões de água, gás lacrimogénio e snatch-squads (equipas de 4 ou 5 agentes que se metem lá no meio e agarram 1 ou 2 manifestantes), mas foram enxotados. A manifestação geral teve cerca de 70000 pessoas e acabou com um concerto ao ar livre.


fonte: 325

Sem comentários:

 

online casino