Fevereiro
*22 Fevereiro, Grécia – anarquistas, estudantes e sindicalistas confrontaram-se hoje com a polícia no centro de Atenas, encerrando parte da cidade por algumas horas. Desde o meio-dia que a Avenida de Egnatia (tipo Avenida da Liberdade lá do sítio) está cortada com uma enorme barricada. Houve malabarismo, jogou-se à bola, ténis de mesa, acampou-se... Os manifestantes confrontaram a polícia com bastões e atacaram-nos com pedras e cocktails-molotov. A polícia atirou gás lacrimogéneo aos manifestantes. Os manifestantes sabotaram máquinas de venda de bilhete de transportes, cortando os seus cabos e pondo cola nas ranhuras. Ao longo do dia realizaram-se várias assembleias nas ruas, e durante a noite houve concertos a que assistiram milhares de pessoas.
Por todo o país houve manifestações semelhantes, em oposição ao plano do governo de emendar a constituição de modo a permitir que companhias privadas abram universidades. Actualmente todas as instituições do ensino superior são financiadas pelo estado e não têm propinas.
A cidade de Salonica teve o seu segundo dia de protesto. Ontem um grupo de aproximadamente 250 anarquistas e estudantes enfrentaram a polícia no exterior da universidade de Salonica, em protesto com os planos de retirarem uma lei que proíbe a presença policial em espaços universitários.
*21, Valença do Minho, Portugal - manifestação contra o fecho das urgências, exigindo que se fiquem abertas 24h por dia, tanto em Valença como em Monção. Ao que parece, a estrada para Espanha foi novamente cortada. Temos peninha!
O seguinte pode ser lido num blog de um habitante de Valença:
Apesar dos apelos à pacificação feitos nos últimos dias pelo presidente da Câmara Municipal de Valença, a população local parece estar empenhada em contrariar a decisão do Governo de excluir o concelho da Rede Nacional de Urgências. Depois da manifestação do passado Domingo, um novo SMS tem estado a correr nos telemóveis dos valencianos, convocando para as 16 horas de hoje uma nova manifestação de rua.
*20 Fevereiro, Atenas, Grécia – um grupo de cerca de 20 jovens atacou em pleno dia o edifício da Confederação Geral do Trabalho Grega, com pedras e cocktails-molotov. O ataque aconteceu quando o líder do sindicato Tassos Panagopoulos estava a tentar sair do edifício. A policia acredita os anarquistas são responsáveis. Grupos anarquistas dizem que o sindicato abandonou os interesses dos trabalhadores e que se aliou aos patrões.
Anarquistas são também suspeitos de estarem por trás do espancamento do antecessor de Panagopoulos, o ano passado no centro de Atenas. Ninguém foi preso relacionado com estes incidentes.
*19, Valença do Minho, Portugal - uma manifestação que inicialmente era previsto cortar o trânsito no sentido Portugal-Espanha, na ponte internacional, acabou por ocupar as duas vias, bloqueando completamente o trânsito em ambos os sentidos durante cerca de uma hora.
Este corte total seguiu-se às escaramuças entre as pessoas e a polícia, polícia esta que sublinhou a ilegalidade da acção... A sério?!?!... O senhor agente da autoridade tenente Miguel Branco avisou que algumas pessoas que foram identificadas estão sujeitas a processo crimminal.
No calor dos acontecimentos lá veio o senhor presidente da câmara a fazer o seu trabalho de "bombeiro" e a fazer daquilo tudo mais um simples protesto, dizendo que já chegava, falando de atitudes cívicas e que podiam ir todos para casa...
*17, Providencia, Chile – um centro de recrutamento do exército foi bombardeado na quinta-feira, na região metropolitana de Santiago, pelos anteriormente desconhecidos Federación Revuelta
Gaetano Bresci era um imigrante ítalo-americano que assassinou o rei da Itália, Umberto I.
A violenta explosão arrancou a porta do centro de recrutamento. Os bombistas deixaram panfletos no local, onde criticavam a policia, as prisões e o novo sistema de transportes urbanos (TranSantiago).
*16, Reading, Reino Unido – pessoas envolvidas em lutas contra os centros de detenção invadiram os escritórios da Global Expertise in Outsourcing (grupo GEO, formalmente conhecido como Wackenhuts), e provocaram grande agitação. No ano passado foi dado ao grupo GEO a licença para gerirem o Campsfield Immigration Removal Centre, em Kidlington.
*15, Barcelona, Espanha - um grupo de pessoas, em solidariedade com o CSO Toxics, que se encontra em vias de desalojo, soltaram uma faixa mesmo na fachada da catedral de Barcelona durante o dia.
*15, La Rioja, Argentina - cerca de 150 presos amotinaram-se hoje na prisão de La Rioja, após um incidente no pavilhão onde costumam estar os menoes de 21 anos, que acabaram por tomar os outros 3 pavilhões. Alguns presos disseram à imprensa que "tudo começou por causa dos maus tratos que estamos a receber dos guardas do serviço penitenciário, pelo que decidimos amotinar-nos".
*15, Ross Sea, Southern Ocean - um fogo a bordo do navio Nisshin Maru obrigou a maioria da tripulação a ser evacuada. O navio é um matadouro flutuante e o porta-bandeira da frota de pesca de baleias Japonesa.
*15, Monza, Itália - 2 garrafas de tinta foram atiradas a uma loja Berra (vendedora de peles), foram pintadas mensagens e deixados flyers a explicar a acção em caixas de correio em redor da loja e em carros.
.
*15, Itália - 15 supostos pertencentes às renascidas Brigadas Vermelhas foram hoje detidos pela polícia anti-terrorista. Segundo a encarregue do caso, Ilda Boccassini, os detidos "são pessoas que se consideram em guerra com o Estado Italiano".
*14, Oregon, U.S.A. – o Tribunal de Recursos do Oregon deliberou que o incendiário (com motivações ambientalistas) Jeffrey “Free” Luers, teria uma redução na pena, que poderá ser até 15 anos mais pequena que a actual. Luers foi condenado a 23 anos de prisão em 2001 por pegar fogo e destruir 3 jipes de luxo, como um protesto em Eugene, que procurava chamar a atenção para o aquecimento global.
Luera foi acusado de três ataques incendiários e três tentativas de ataques incendiários. Foi ordenado que as sentenças se cumprissem consecutivamente, mas de acordo com o tribunal de recurso o juiz de Luers deveria ter ordenado que elas se cumprissem de modo concorrente. É possível que ele seja libertado proximamente, no inicio de 2008.
*14, Bath, Reino Unido - os escritórios da Land and Marine, em Bath, foram alvo de mensagens pintadas com spray e viram as fechaduras serem coladas com super-cola, como parte da corrente resistência aos seus planos para o gasoduto de Gales do Sul. A empresa é responsável por construir o enorme, destruidor e perigoso gasoduto de 125 milhas, que irá devastar terras e comunidades no sul do país de Gales.
*13, Tel Aviv, Israel - no dia internacional contra o maior exportador de peles, a China, a embaixada Chinesa em Tel Aviv foi vandalizada. Foram atiradas bombas de tinta vermelha, pintadas frase contra o comércio de peles e algumas janelas de carros da embaixada foram partidas.
*12, Atenas, Grécia - a polícia deteve cerca de 60 pessoas, um bocado ao acaso, após alguns anarquistas (pensa-se) terem queimado uma caixa multibanco.
*12, Santuário de Baleias do Antártico, Southern Ocean - activistas anti-pesca de baleias perseguiram barcos de pesca de baleias Japoneses pela costa da Antártida.
Tripulantes dos navios Robert Hunter e Farley Mowat, da Sea Shepherd, a bordo de pequenos botes de borracha, atiraram garrafas de ácido butírico a um dos navios de pesca e taparam os canos de drenagem de sangue de baleis mortas do navio de pesca Nisshin Maru.
O capitão Paul Watson, do Farley Mowat, afirma que vai afundar o navio Nisshin Maru, e que já afundou ou abalroou cerca de vinte outros navios de pesca de baleias, desde que se separou da Greenpeace para fundar a Sea Shepherd Conservation Society, em 1977.
*11, Giubiasco e Cadenazzo, Suíça - duas carrinhas de transporte de carne foram incendiadas.
*10, Reino Unido - uma janela de uma agência do banco HSBC foi partida, devido às ligações que tem com uma multinacional de vende de peles. A acção foi reivindicada pela Fur Retribution Squad.
*10, Grécia - os 3 anarquista Gregos presos desde os motins no Fórum Social Europeu, em Maio do ano passado, foram libertados. Os 3 foram libertados com restrições, e permanecem a aguardar julgamento. Dado que 2 deles estiveam em greve de fome prolongada, continuam no hospital a recuperar.
Desde o primeiro dia de greve de fome que houve dezenas de acções de solidariedade por parte de companheiros anarquistas em toda a Grécia e noutros países; indo de concentrações a ocupações de estações de rádio, explosões em bancos´ou, por exemplo, à suspensão de uma faixa gigante com balões de hélio na praça onde decorriam as comemorações oficiais de passagem de ano, em Atenas, exigindo a sua libertação.
*9, South Yorkshire e North Derbyshire, Reino Unido - uma série de jipes de luxo estacionados em bairros ricos foram vandalizados. Foram pintados com "ALF" e "Planet killer". Também stands que vendem estes carros foram atacados com mensagens semelhantes. E foram deixados flyers em carros de clientes de um centro comercial, onde se lia uma mensagem de solidariedade com Jeff Luers, e onde foram feitos alguns estragos.
*9, Leganes, Espanha - acção directa contra a especulação imobiliária. A acção consistiu no lançamento de ovos, pintadas na fachada e na colocação de cola nas fechaduras das portas de 13 imobiliárias escolhidas ao acaso. A acção foi reivindicada pelo Komando Independiente Libertário - K.I.L., que prometeu vir a realizar acções contra bancos, igrejas, estado, multinacionais, ETT's, sindicatos oficiais, partidos políticos, polícia...
*7, Filadélfia, EUA - a casa do presidente da GlaxoSmithKline foi atacada com tinta de spray. Foi a terceira vez que a casa do senhor foi vandalizada. A GSK tem negócios com a HLS.
*7, Londres, Reino Unido - num jogo de futebol entre as selecções Grega e Sul Coreana, no estádio do Fulham, 4 pessoas com 2 faixas grandes (2 com cada faixa) invandiram o campo. Uma faixa dizia "70 dias de greve de fome" e a outra dizia "não esquecemos, não perdoamos". Esta acção foi feita em solidariedade com os anarquistas Tarasios Zadorozni e Gerasimos Kyriakopoulos, que contavam com 70 e 54 dias de greve de fome, respectivamente, numa prisão Grega. O jogo estava a ser emitido também na Grécia.
*4, Buenos Aires, Argentina - um grupo de solidários com os presos de 4F colocou, durante a madrugada, um artefacto explosivo numa sede da B.N.L. A acção foi dedicada "com todo o amor a quem se vê castigado em campos de extermínio por fazer frente de forma aberta e frontal ao Estado e ao capitalismo. Todos os presos para as ruas! A solidariedade é uma arma... usemo-la!".
*4, Zamora, Espanha - um pequeno grupo afixou duas faixas, uma a dizer "LIBERDADE PRES.O.S. 4-F" e em baixo "CHEGA DE MONTAGENS", e outra a dizer "LIBERDADE ALEX, JUAN E RODRI", frente ao tribunal de Zamora. Como o tribunal estava fechado, depois de distribuirem flyers, pegaram novamente nas faixas e puseram-nos no meio de Sta Clara, que é uma rua peatonal.
*4, Buenos Aires, Argentina - acção de solidariedade com Alex, Rodrigo e Juan (presos do 4 de Fevereiro).
Durante a tarde um grupo de companheiros pintou toda a fachada do consulado Espanhol em Buenos Aires, com frase de solidariedade com os presos 4F e exigindo a sua libertação imediata. O comunicado dizia também "Incitamos todos os companheiros a levar à prática a solidariedade activa com os represaliados, da maneira que cada um entender".
*1, Washington, D.C., EUA - numa manifestação contra a guerra, cerca de 250 manifestantes, formando o Radical Youth Bloc, romperam a barreira policial e tentaram alcançar o edifício do Capitólio. Alguns slogans e símbolos anarquistas foram pintados na escadaria. Mais tarde, o bloco anti-capitalista vandalizou um centro de recrutamento militar, onde foi partida uma janela.
*1, Borgoforte, Itália - uma quinta de minks foi atacada pela ALF. Uma carrada de vedações foi cortada e todas as jaulas abertas. Cerca de 3000 minks fugiram. Muitos foram recapturados, mas uns 800 continuam à solta. Esta quinta já tinha sido atacada em 2005.
Sem comentários:
Enviar um comentário